quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Dieta da proteína, por que seguir?

Amigas poderosas,

Há mais razões do que a simples perda de peso para seguir uma dieta rica em proteína.  As informações abaixo foram extraídas do site Atkins, do blog da nutricionista Collete Heimowitz. Eu as traduzi e adaptei. O texto é muito interessante:


Mais carboidratos = perda cognitiva


"Um estudo recente financiado pelo Instituto Nacional do Envelhecimento da Mayo Clinic descobriu que as pessoas com 70 anos ou mais que comem alimentos ricos em carboidratos têm quase quatro vezes o risco de desenvolver transtorno cognitivo leve. O perigo também sobe com uma pesada dieta em açúcar. O estudo descobriu que as pessoas que consomem mais proteína e gordura em relação aos hidratos de carbono são menos propensos a desenvolver prejuízo cognitivo.

Menos carboidratos = redução no risco de Alzheimer


 O blog Atkins publicou uma pesquisa sobre como uma dieta baixa de carboidratos pode ajudar a reduzir o risco de Alzheimer.
Esta é mais uma prova de que uma menor ingestão de carboidratos, dieta baixa de açúcar com proteínas e gorduras é uma forma de alimentação saudável e ajuda a reduzir o risco de comprometimento cognitivo.


Pesquisa constata perda cognitiva


 
Os pesquisadores acompanharam 1.230 pessoas com idade entre 70-89, que forneceram informações sobre o que comeram durante o ano anterior. A função cognitiva deles foi avaliada por um painel de especialistas médicos, enfermeiros e neurologistas. Dos participantes, 940 não tinham sinais de comprometimento cognitivo e foram convidados a retornar para acompanhamentos de sua função cognitiva. Após quatro anos de estudo, 200 dos 940 estavam começando a mostrar comprometimento cognitivo leve, problemas com a memória, linguagem, pensamento e juízo que são maiores do que o normal em mudanças relacionadas à idade.



Os participantes do estudo que reportaram o maior consumo de carboidratos apresentaram 1,9 vezes mais probabilidade de desenvolver transtorno cognitivo leve do que aqueles com o menor consumo de carboidratos. Participantes com a maior ingestão de açúcar tinham 1,5 vezes mais probabilidade de sofrer comprometimento cognitivo leve do que aqueles com o menor consumo de açúcar.

Maior consumo de proteína = risco reduzido



Os participantes cujas dietas tinham um alto teor de gordura - em comparação com o menor consumo de gordura, eram 42% menos propensos a enfrentar déficit cognitivo, e aqueles que tiveram o maior consumo de proteína tiveram um risco reduzido de 21%. Quando a gordura total e ingestão de proteínas foram levados em conta, as pessoas com maior ingestão de carboidratos foram 3,6 vezes mais probabilidade de desenvolver transtorno cognitivo leve.

"Um alto consumo de carboidratos pode ser ruim para você, porque carboidratos impactam o metabolismo da glicose e insulina," Dr. Roberts, autor e um epidemiologista da Mayo Clinic, explica. "O açúcar é combustível para o cérebro - por isso a ingestão moderada é bom. No entanto, os níveis elevados de açúcar podem realmente impedir o cérebro de utilizar o açúcar - semelhante ao que vemos com diabetes tipo 2.


Benefícios da Dieta Atkins
 

O que isso significa para você? Uma dieta baixa em carboidratos como a Atkins pode ser benéfica, especialmente se você está em risco para a doença de Alzheimer ou déficit cognitivo leve. O que mais você tem a perder além polegadas e peso, preservando a sua inteligência e melhorar a sua qualidade de vida?"
Se quiser ler mais a respeito, acesse o site americano da Atkins

Feliz ano novo, com muito menos peso e muita saúde.

Dieta Atkins: o temido platô

Olá, amigas poderosas,
 
Você está seguindo a dieta direitinho. No natal, adaptou os pratos e os deixou sem carboidratos. Comeu pouco, mas mesmo assim parou de perder peso. Por quê?  No site da Atkins há muita informação sobre o chamado platô. A estagnação da perda de peso. Veja se você se encaixa em alguma das situações abaixo:

 
 
Por que a perda de peso pode ficar estagnada em alguns momentos? Chamamos a isso de platô.  É importante entender que a perda de peso não é um processo linear. Acontece aos trancos e barrancos, e é afetada por uma variedade de fatores.

 Há um verdadeiro platô quando:


- não houve perda de peso ou perda de centímetros por pelo menos quatro semanas;
- não houve alteração do  regime de exercício ou qualquer mudança ou estilo de vida significativa;
- você não está tomando qualquer medicamento novo (incluindo terapia hormonal) que possam estar interferindo com a perda de peso;
- você pode dizer honestamente que está seguindo a dieta rigorosamente.


Razões que podem causar um verdadeiro platô:

 
1. Você alterou seu nível de atividade ou fez qualquer mudança outro estilo de vida significativa? Então, mexa-se!

 Se você já reduziu seu nível de atividade, pode ter notado que sua perda de peso estagnou. Mudanças de estilo de vida simples são uma ótima maneira de acelerar as coisas. Aumentar a atividade física irá alavancar o seu metabolismo e também irá permitir que você  consuma mais carboidratos sem ganhar peso. Simples mudanças que incluem subir escadas, estacionar longe do seu destino, caminhar ao falar no telefone, mexer os pés enquanto está sentada em sua mesa vão ajudar a queimar mais calorias.

2. Você está consumindo mais gramas de carboidratos líquidos do que você está ciente? Leia os rótulos.

Os hidratos de carbono são um componente de muitos alimentos,  de modo que é fácil de superar o seu nível de carboidratos líquidos recomendados. Não se esqueça de contar adoçantes artificiais (ver n º 8 abaixo). Certifique-se de ler os rótulos; molhos para saladas, condimentos, molhos e outros itens podem variar drasticamente o teor de carboidratos. Sempre selecione a versão menor de carboidratos de um alimento.


 3. Você está consumindo excesso de proteína? Não exagere o tamanho das porções.


Você deve sentir-se satisfeita, e não estufada após uma refeição. Tente isto: Não coma tanto quanto você faz normalmente em uma refeição ou lanche. Depois de 30 minutos, se você não está mais com fome, você vai começar a reconhecer a diferença entre hábito e fome real. Então você vai ser capaz de parar de comer quando estiver cheia, o que promove a perda de peso.

4. Você está comendo pelo menos três refeições por dia? Não pule as refeições!

Saltar refeições fará com que o seu nível de açúcar no sangue caia e pode retardar o seu metabolismo. Você estará mais apta a comer demais em sua próxima refeição. Uma das vantagens do programa Atkins é a sua capacidade para estabilizar o açúcar no sangue e o controle do apetite.


5. Você está bebendo bastante água todos os dias? Beba 8 copos por dia.


Além de ajudar a prevenir a constipação, a água ajuda a manter o corpo funcionando adequadamente de outras maneiras. Em qualquer regime alimentar, um mínimo de oito copos, de água por dia é a recomendação usual. Muitas pessoas sofrem de hidratação inadequada, por isso é importante ser diligente sobre beber ao longo do dia. O consumo de água também irá ajudar a eliminar as toxinas do seu corpo e combater o mau hálito. Você também é mais capaz de discernir os verdadeiros sinais de fome quando você está hidratado.

6. Você está constipado? Coma sua cota de verduras e legumes.

Certifique-se de que você está tomando em pelo menos 12 a 15 gramas de carboidratos líquidos em forma de legumes, e não usando a maior parte de sua cota de carboidratos em outros alimentos. Após os primeiros dias, seu corpo deve se ajustar e a constipação não deve ser um problema. Quando você começar a adicionar mais carboidratos quando avançar pelas fases, suas primeiras escolhas devem ser mais vegetais, seguido de sementes e nozes.

7. Você começou uma nova medicação?

Converse com seu médico para saber se algum de seus medicamentos afetam o ganho de peso ou tornam mais difícil de perdê-lo. Os medicamentos podem alterar o metabolismo de retenção de apetite, e água. Se este for o caso, converse com o seu médico para encontrar possíveis substituições.

8. Você consome muitos adoçantes artificiais? Cuidado!

Tente limitar o consumo de três ou menos pacotes de adoçantes por dia. Conte cada pacote como uma grama de carboidratos líquidos. Para algumas pessoas, utilizar adoçantes artificiais torna mais difícil de quebrar a dependência de carboidratos.


 9. É a insulina o inimigo? Meça sua cintura, não se pese apenas.


 A insulina, como você sabe, é o hormônio que armazena gordura e fará com que você armazene gordura em torno de sua cintura primeiro. Ele também irá reter sódio em seu corpo, fazendo com que seu corpo a retenha água, que, como você aprendeu, poderia explicar o aumento de peso. Em vez de depender apenas da balança, tenha uma fita métrica e meça sua cintura regularmente, espero que você ainda esteja perdendo centímetros mesmo se a balança apresente lentidão para se mover.


10. Músculo versus Gordura. Não dependa apenas da balança.


Gordura e músculo têm densidades diferentes e, portanto, variam em volume. Em outras palavras, a gordura ocupa mais espaço do que uma quantidade igual de músculo. É por isso que duas pessoas que pesam o mesmo podem ser muito diferentes dependendo da quantidade de gordura e músculo que eles têm. É também por isso que você deve avaliar o seu progresso em centímetros perdidos,  uma roupa que não servia mais começa a caber, um furo a menos no cinto. Não dependa apenas da balança. Ele também pode explicar por que a perda de peso pode retardar ou parar se você começar a se exercitar em Atkins. Se você adicionar treinamento de resistência para Atkins, você pode estar  acumulando músculo ao perder gordura corporal, o que é ótimo, mas que poderia se traduzir em uma perda de peso mais lento de acordo com a balança, até mesmo suas roupas começam a encaixar melhor e você começa a reformular o seu corpo. Você está perdendo gordura e polegadas, já que o treinamento de resistência protege os músculos, mas não impede a perda de gordura.

Agora que você sabe o que procurar ao avaliar o seu progresso (ou falta dela), não há motivo para desistir e retornar ao seu antigo modo de comer. E lembre-se que a perda de peso é apenas uma forma de medir o sucesso deste programa. Você está se sentindo mais energia? Você está dormindo melhor? São suas roupas encaixando melhor, mesmo se a balança está se movendo lentamente? Estes são os sinais de que algo de bom está acontecendo com seu corpo. Seja paciente, siga Atkins como está escrito, e você quase certamente irá ver os resultados em pouco tempo.

Espero que o texto ajude a retomar o ânimo novo na dieta.

Feliz ano novo para todas as poderosas.

domingo, 18 de novembro de 2012

Cookies de coco e cacau Atkins

Olá, amigas poderosas,

Sábado à tarde é a hora do perigo. Dá uma vontade louca de comer um pãozinho de queijo, um bolo, uma rosquinha hum... É um sofrimento. Fiquei rondando a cozinha, voltava para a sala, ia para o quarto e nada da vontade desaparecer. Eu já estava quase atacando o pacote de biscoito recheado ( de que eu nem gosto) de desespero, quando lembrei-me de consultar o site Dukan e o Atkins para ver se havia alguma receita que matasse minha vontade sem estragar a minha dieta. Achei esses cookies. Eu os fiz em apenas 15 minutos. Ficou tão bom, mas tão bom que meus filhos fizeram o favor de devorá-los, quando fui procurar para comer só mais um, cadê?  Eles, como bons filhos que são, ajudaram a dieta da mãe, comeram tudinho.

Quem faz dieta de restrição a carboidrato não precisa passar vontade. Há uma série de produtos que podem substituir o carboidrato. Peguei essa receita no site Atkins e dei uma adaptada. Essa receita contém um pouco de carbo, mas é pouco. Vale a pena fazer.Vejam só:


Cookies de cacau e  coco Atkins

2 colheres (sopa) de:
- farelo de trigo
- farelo de aveia
- coco ralado puro
- adoçante culinário

1 colher de manteiga;
1 colher de cacau;
1/2 colher de fermento em pó;
canela em pó;
1 ovo

Misture tudo. Faça bolinhas e achate-as no formato de biscoito.
Leve ao forno brando por 10 a 12 minutos.

Fácil, não é? Ficaram deliciosamente crocantes. Eles podem ser consumidos por quem está na fase de perda contínua Atkins.

Para quem faz a dieta Dukan, é só tirar a manteiga. O resto é idêntico.
Depois que fiz, pensei que seria interessante acrescentar pedaços de castanha do pará.

Receita de bombom lowcarbs:

Pessoal, este site é muito bom. Vejam a delícia de bombom lowcarbs: bombonzinhos rapidinhos

Até mais.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dieta Dukan: alimentos permitidos na fase cruzeiro

Olá, amigas poderosas,

Quem comprou o livro "Não consigo emagrecer" aprendeu bastante sobre como fazer a dieta Dukan. Mas lá no livro não tem todos os alimentos. Esses você só encontra no site.


Lista de alimentos permitidos na fases cruzeiro:

Esses alimentos são tolerados. Use no máximo 2 porções por dia:

- Iogurte de frutas 0% de gordura (1)

- Iogurte de soja natural (1)

- Amido de milho (1 colher de sopa ou 20g)

- Farinha de soja / Amido de milho (1 colher de sopa ou 20g)

- Requeijão com no máximo 7% de gordura (40g)

- Creme de leite com no máximo 3% de gordura (1 colher de sopa ou 30g)

- Cacau em pó (1 colher de chá ou 7g)

- Vinho para cozinhar (3 colher de sopa ou 30g)

- Linguiça tipo Merguez bem cozida e bem picada (50g)

- Salsicha de frango com no máximo 10% de gordura (100g)

- Leite de soja (1 copo ou 150ml)

- Queijo com no máximo 7% de gordura (30g)

- Actimel natural 0% (1)

- Óleo (3 gotas ou 3g)

- Molho de soja (1 colher de chá ou 5g)

- 3 colheres de sopa de leite em pó desnatado

Com essa lista de ingredientes na mão da para fazer um monte de receitas legais. Elas só podem ser usadas na fase Cruzeiro, a que permite verduras. Pense num suflê de chuchu? Vai bem, não é?

Abraços a todas.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Receita: pudim de abóbora Dukan

Olá, Poderosas,

Desde que engordei 10 quilos, estou na luta para emagrecer. Começo regimes e os abandono. Já passei pelo regime de proteínas biológicas, Dieta Dukan e Dieta Atkins. Tenho 50 anos, poxa! Sou uma mulher prá lá de adulta, como é que eu abandono meus objetivos assim? Não sei.

Só sei que como não estou conseguindo. Resolvi então testar o acompanhamento proposto pelo método Dukan. Ele é pago, naturalmente, mas resolvi fazer mesmo assim para ver se com dinheiro na parada eu não desistia. 

Funciona assim. Todos os dias, eu recebo um e-mail com minhas instruções para o dia. Há três tipos de orientações: motivacional, alimentar e exercícios físicos. Você recebe um cardápio para as duas principais refeições e também deve preencher um relatório diário. De acordo com suas respostas eles montam a orientação do dia seguinte. Comecei na terça-feira e  com 5 dias já perdi 2 quilos.
Se você quiser testar o método, clique no link: Site da dieta Dukan.

O que achei mais interessante no método é o acesso a receitas diferentes, principalmente de sobremesas, já que sou viciada em doces. Hoje fiz o pudim de abóbora. Eu a adaptei um pouco, mas os ingredientes são os mesmos.

Receita:
Pudim  abóbora com calda de caramelo
Ingredientes

500 gramas de abóbora
2 colheres de sopa de farelo de aveia
500 ml de leite desnatado
4 colheres de sopa de adoçante em pó
1/2 colher de café de canela em pó
1 boa pitada de gengibre em pó
4 ovos
1 colher de café de maizena

Para a calda de caramelo:
8 colheres de sopa de adoçante em pó
4 colheres de sopa de água
1 colher de café de essência de caramelo
1 folha de gelatina


Como fazer:


 Pré-aqueça seu forno à 200º. Descasque e corte a abóbora em cubos.. Coloque a abóbora e o leite em uma panela e deixe cozinhar fervendo até ela ficar cozida. Se desejar, coloque um pau de canela para ferver junto.. Raspe um quarto da casca de uma laranja e coloque em água fervente. Escorra após 3 minutos. Bata os ovos no liquidificador junto com a abóbora e os demais ingredientes.  Unte bem ligeiramente as formas e despeje nelas a massa. Cozinhe em banho-maria por 1 hora. Deixe esfriar antes de desenformar e adicione a calda de caramelo.

Lógico que não ficou delicioso, mas ficou ligeiramente gostoso e dá para matar o desejo de leite.
Agora pensem nesse pudim feito com leite de coco e leite condensado?  Deve ficar muito bom.


Você poderá gostar de ler:

Dieta Dukan bem explicada
dieta da proteína - Revista Boa Forma
Receita Dukan: Polpettone

domingo, 4 de novembro de 2012

Dica de leitura: O livreiro de Cabul e a Cidade do Sol

Olá,

Trago hoje mais uma dica de leitura. Tratarei de dois livros interessantíssimos. O primeiro é ficção. O segundo é real.

Vamos então falar do livro de ficção: A cidade do Sol.


Este livro conta a história de duas mulheres afegãs. A história é comovente e triste. Não vou contar o enredo, mas quem se dispuser a lê-lo terá muitas horas de diversão e também poderá refletir sobre as diferentes maneiras como as mulheres são tratadas  ao redor do mundo.  O livro tem um final positivo e cheio de esperança.

 Recomendo que você leia esse livro e em seguida leia o Livreiro de Cabul. Você poderá comparar ficção com a realidade e perceber como  a segunda é cruel e triste.


Escrito pela jornalista norueguesa  Åsne Seierstad, O Livreiro de Cabul conta como foi a convivência da autora com a família de Sultan Kan, um livreiro afegão. Um dos aspectos mais marcantes desta obra é a maneira como as mulheres da família do livreiro, supostamente um homem liberal para os padrões do Afeganistão, são tratadas.  Li esse livro depois de ler  A cidade do Sol e o choque foi terrível, pois no primeiro livro, as personagens fictícias tiveram chance de escapar da vida que as oprimia, mas as personagens reais não. Isso me causou grande angústia. É terrível ver uma pobre moça afegã tentar estudar e não conseguir, tentar trabalhar e não poder, ser obrigada a casar com alguém que mal conhece. E o pior, não há chance de sua história mudar. Lamento o spoiler, mas esse aspecto da história foi muito marcante para mim. De qualquer forma, não há só esse tema, há muitos outros.  O livro traz muitos aspectos da vida afegã. Não fala só das mulheres, é muito rico culturalmente.

O livreiro ficou indignado com a jornalista e escreveu um livro para contar sua versão dos fatos. A forma como a autora retratou o livreiro mostrou um homem mesquinho e cruel. Até o lançamento do livro, Sultan Kan era tido como um intelectual que resistia aos talibãs ao manter sua livraria aberta.
Segundo Kan, o olhar da jornalista é um olhar ocidental, incapaz de perceber que a realidade afegã a que  estava submetido não permitia que ele agisse de forma diferente. Pode até ser, mas a mesquinharia suplanta diferenças culturais.  Há mesquinhos brasileiros, chineses (como você pode ler em Cisnes Selvagens), afegãos, dinamarqueses, ocidentais e orientais.

Os livros de que  mais gosto são os que me permitem conhecer outra cultura. Em outro post, falarei de uma das minhas autoras favoritas, Ami Tan.

Até lá.

[

Dica de restaurante em Orlando: T-Rex

Olá, Poderosas,

Um restaurante imperdível de Orlando é o T-Rex. Ele é tão lindo que você nem se importa muito com a comida.
Vejam só as fotos maravilhosas:

Parece que você está em uma floresta repleta de dinossauros. E o melhor todos eles se mexem, parecem vivos! Ficamos boquiabertos, feito crianças. Em outro ambiente, a impressão de estarmos dentro do mar.
A comida é a tradicional americana: hambúrger, carnes, batata frita, nada de mais. Achei o preço um pouco salgado, mas dá para dividir por dois (depende da fome). De qualquer forma, o visual merece a visita.
O T-Rex fica em Downtown Disney.

sábado, 3 de novembro de 2012

Dica de leitura: Cisnes selvagens

Olá,

Uma das minhas atividades preferidas é a leitura. Se eu me tornei a pessoa que sou hoje, agradeço aos livros que li. Por meio deles, viajei o mundo, conheci culturas diferentes, pessoas diferentes. Diverti-me muito e aprendi também.

Por isso, começarei a tratar dos livros de que mais gostei. Um dos que mais me impressionaram foi o Cisnes Selvagens.


Neste livro, a autora conta a história de sua família na China, durante o período de Mao-Tsé Tung. Atualmente, a China está prestes a dominar o mundo economicamente. Ler este livro nos ajudará a entender como é o pensamento desse povo tão antigo e tão radicalmente diferente do nosso.
A leitura é extremamente saborosa. Mesmo tendo muitas páginas, a história é tão interessante que você o lerá rapidamente. Há de tudo nesse livro, amor, suspense, guerra, intrigas. É o mais importante, tudo é real, não foi inventado. As histórias são verdadeiras.
Recomendo muito. A história é tão boa que eu o li duas vezes. A primeira há cerca de quinze anos, e a segunda no início deste ano. Nas duas vezes, eu mergulhei no livro, horrorizei-me com a capacidade humana de maltratar o próximo, admirei a capacidade humana de superar os sofrimentos e seguir adiante. Enfim, é uma história muito bem contada. Aproveitem.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Doce de Leite da fazenda

Olá, amigas poderosas,

No feriado de 7 de setembro, fiz um programa delicioso: fui para a fazenda de amigos e me deleitei com a boa companhia e com a boa comida.

A fazenda é a Flor do Urucuia, em Buritis/MG. A proprietária é uma mulher muito poderosa: Dona Florzinha. Não se deixem enganar pelo nome. Ela passa literalmente fogo se alguém tentar enganá-la. Sozinha, ela tomou conta da fazenda, sozinha mesmo, sem marido e sem filhos. Em companhia de sua espingarda, ela lidava com o gado e com a plantação.

Foi lá que comi um doce de leite que pode ser considerado uma verdadeira comida dos deuses. Quando vemos doce de leite por aí, não percebemos o tanto que é difícil fazê-lo. Para nós, povo da cidade, basta ir ao mercado e lá comprar essa iguaria. Lá não fazenda não, vejam como é difícil fazê-lo:

1º é preciso pegar uma vaca e colher o seu leite:


2º ir para a beira do fogão de lenha e mexer o leite até que ele engrosse.

3º quando o leite der o ponto é só mexer até que ele esfrie. Haja musculação!





Depois, coloque em uma forma, corte os quadradinhos e se delicie.

Fácil, não?

Esse doce é arte de Alexina, de Buritis. 

domingo, 23 de setembro de 2012

Receita Dukan: Polpetone diet que marravilha.

Olá, Poderosas

Trago uma receita deliciosa para quem está fazendo dieta low carb.  O grande problema desse tipo dieta é a monotonia, com o passar dos dias você não consegue mais se imaginar comendo novamente ovo, carne, presunto, etc.  Por isso é importante criar receitas que satisfaçam o desejo de comer algo diferente.

A receita que vou mostrar para vocês é derivada da receita de polpetone do Claude Troigros, do programa Que maravilha!
A receita original você encontra neste link   Fizemos essa para o restante da família e para mim, a adaptada:

 Polpetone

500g de patinho ou alcatra moída
2 colheres de farelo de trigo
cebola picada bem miudinho
1 ovo
pimenta dedo-de-moça
cebolinha picada
sal a gosto (não exagere, pois o sal retém líquido).

Recheio

Queijo minas light ralado ou ricota
Cream cheese light ou queijo cottage
cebolinha picadinha
Misture tudo e faça bolinhas para colocar dentro do polpetone.

Modo de preparo



Misture tudo. Divida a massa em três ou em quatro. Abra cada parte sobre um papel filme. Coloque no meio o recheio e feche as bordas. Enrole o pastel de carne no plástico filme e leve à geladeira enquanto prepara o molho.

Sele o polpetone em uma frigideira antiaderente.
Leve-o ao forno. Sirva com molho de tomate.

Molho de tomate

Bata tomate pelados e sem semente no liquidificador. Se preferir, pode picar os tomates.

Murche uma cebola em uma panela, acrescente um alho e jogue o tomate batido por cima.
 Acrescente massa de tomate e ferva até ficar grosso.
Tempero a gosto.

Macarrão de chuchu e de abobrinha


O polpetone original é acompanhado de massa. Como não podemos comer carboidratos, fiz um macarrão de chuchu e de abobrinha. É fácil e muito gostoso.

1 chuchu;
1 abobrinha;
Rale-os em fios.
Cebola, cebolinha, coentro, salsa e pimenta.

Refogue tudo junto. Cuidado, não deve cozinhar muito. Deve ficar al dente. Se desejar, jogue um pouco de molho de tomate por cima.

Ficou uma delícia. Infelizmente não deu tempo de tirar fotos, mas recomendo bastante que vocês o façam. Tenho certeza de que gostarão.


.


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dieta Dukan

Meninas,

Entrem no site: www.dietadukan.com.br  Lá vocês poderão fazer o cálculo de seu programa de emagrecimento, vejam o meu:



Dieta: Dieta Dukan - da princesa ou protal

Olá, Poderosas,

Estou eu aqui de novo tentando emagrecer. Minha amiga comprou o livro Não consigo emagrecer - ed. Ediouro, Dr. Dukan. Ela já está fazendo a dieta e em 5 dias perdeu 3 quilos.

Pedi o livro emprestado e já comecei a fazer. Vejam o resumo da dieta abaixo:

1ª fase: Ataque: 3 a 5 dias 2ª fase: cruzeiro: alternar PP com PV
carne magra: assada, grelhada, cozida todos os alimentos da primeira fase
Carne branca: aves tomate; pepino
Peixe  espinafre; rabanete
Frutos do mar: camarão, lula e marisco; feijão verde;
presunto magro e peito de peru light; couve;
Laticínios: queijo e iogurte 0% g e leite desnatado cogumelos; aipo
Ovo: dois por dia, no máximo; alface;  acelga
canela, cravo, erva doce, noz moscada, gengibre; erva-doce; berinjela
Refrigerante Zero; abobrinha
Gelatinas sem açúcar. pimentão
café, chá, vinagre, tempero, ervas, especiarias
CONSELHOS CONSELHOS
coma sempre que quiser; Não há restrição de qtde de verduras ou de proteínas
nunca salte uma refeição * durante toda a fase intermediária, alternar períodos de 
beba toda vez  que come proteínas com vegetais (pv)  e períodos de proteínas puras (PP),até a obtenção do peso desejado.
tenha à mão os alimentos permitidos. Ex. 5 dias (PV) 2 dias (PP) ou 5 (PP) 5 (PV).
só coma os alimentos da lista

3ª fase: consolidação: acrescentar os seguintes alimentos 4ª fase: estab ilização
1 unidade de  fruta, exceto banana, uva e cerejas 1 dia de proteína pura por semana
Duas fatias de pão integral por dia 3 colheres de farelo de aveia todos os dias
Uma porção de queijo gordo por dia (40 gramas):  comer com moderação todos os alimentos
Duas porções de alimentos ricos em amido por semana:
 massa integral, couscous ou polenta (200 gramas)
 lentilha ou  feijão seco, ervilha, e grão-de-bico (150 gramas) ou
arroz integral  125g
1 dia de dieta com proteína pura
Duração: 10 dias para cada quilo perdido
2 refeições semanais de gala

Pesquisando na net vocês encontrarão mais informações e também receitas.
Estou no quarto dia e já perdi 2 quilos. Oba!! Dessa vez vou até o fim. Aliás, como disse o Dr. Dukan, começou tem que terminar, caso contrário o organismo ficará resistente ao emagrecimento.

Bjs.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Dica: Onde comprar cosméticos ainda mais baratos nos EUA

Poderosas amigas,


Pesquisando aí pelos blogs, vejo todo mundo falando de Mac, Sephora, Ulta, e outras lojas onde se pode comprar cosméticos nos Estados Unidos. Mas vou dar um dica de um lugar onde você pode facilmente enlouquecer com cosméticos que são caros aqui no Brasil, mas lá fora não: a seção de cosméticos do Wall Mart americano. Ai, é uma perdição! Você vê produtos da Revlon, Maybeline, Loreal, Neutrogena, Olay e tantos outros, que aqui não são tão acessíveis  aos bolsos tupiniquins - não se compararmos com a Avon, exemplo de produto bom e barato.

Batom Revlon Colorstay Overtime

Um dos produtos de que mais gostei foi o batom de longa duração da Revlon: colorstay overtime. Esse batom, além de ter cores lindas, dura realmente 16 horas, acho que até mais, pois quando usei, só consegui retirá-lo com um demaquilante. Ele possui duas pontas, uma com o gloss para aplicar ao longo do dia e outra com o batom propriamente dito.A cor seca rapidamente e depois você aplica o gloss. Fiquei realmente impressionada com esse batom, pois comi, bebi, escovei os dentes e nada da cor sair. Parece até uma  tinta. Uma coisa que senti foi o ressecamento dos lábios. Talvez porque Brasília esteja muito seca nessa época do ano e não por causa do batom. Veremos depois.
Eu paguei $6 dólares.

Magic Skin B. B cream Lóreal

Por apenas $8 dólares, comprei este BB cream. Gostei muito do produto. Você pode conhecê-lo melhor lendo a resenha bem completa de Karlla Vieira.


Covergirl&Olay tone rehab 2-in-1 foundation


Esse produto, misto de base e serum para a pele, promete cobrir manchas de sol, idade e  linhas finas.
Confesso que não usei, mas minha amiga usou e gostou muito. O Site Glamorous Store vende por R$48,00 (não é tão caro assim), mas lá no Wall Mart eu paguei apenas $13 dólares, ou seja, mais ou menos 27 reais. 

Esses são apenas alguns exemplos, mas você pode ter que chorar diante do fiscal na alfândega brasileira se não conseguir resistir aos batons de 5 dólares, aos esmaltes maravilhosos de 3, aos cremes que aqui não temos de jeito nenhum e que somados podem ultrapassar a cota facinho, facinho.



segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Dica de turismo: Rio Grande do Sul

Amigas poderosas,

Em novembro do ano passado, realizei um sonho antigo, conhecer Gramado. Como não tínhamos mais férias, optamos por fazer uma viagem curta, perto do feriado de 2 de novembro. Fizemos a viagem em 5 dias. Esse tempo foi o ideal.

Nós nos hospedamos no Intercity de Caxias do Sul.  Alugamos um carro e  assim pudemos conhecer toda a região, fizemos a rota do vinho e a rota romântica.

Uma das atrações que recomendo é  o passeio de Maria Fumaça entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa no Rio Grande do Sul. Por 23km, você conhece lugarejos encantadores. Durante o trajeto, artistas tocam música e contam piadas. Pode-se também desgutar vinhos e espumantes da região. Gostei muito do passeio.  Vale a pena. Vejam a foto:


Outro passeio tradicional e imperdível é a rota do vinho. Você pode visitar uma das inúmeras vinícolas, conhecer o processo de fabricação de vinhos e espumantes, fazer um curso rápido de degustação de vinhos e maravilhar-se com a paisagem.



Gramado é maravilhosa. Parece que você está em outro país. Achei tudo lindo. Depois fomos a Canela, também muito graciosa.

Fomos também a Farroupilha. Lá há um centro de compras de roupas de frio. Há malhas e casacos maravilhosos.



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Culinária: Tempero de alho caseiro

Amigas Poderosas,

Minha amiga Hebe, de Unaí, é uma cozinheira e tanto. Dias desses comi um arroz integral que ela fez extremamente saboroso, bem temperado com alho. Em outra ocasião, ela fez um  salmão ao molho branco delicioso e você percebia que o tempero era diferenciado. Pedi a ela que me desse a receita do tempero. Gente, vale a pena ficar uma semana com  a mão cheirando a alho, o tempero é divino. Vejam na foto os ingredientes principais:

ingredientes do tempero caseiro


 A receita é:

500 gr. de alho
500 gr. de sal
pimenta de preferência (eu misturei três: dedo-de-moça, cumari e bode
cheiro verde a gosto: cebolinha, coentro e salsa
semente de coentro (ao lado do alho se destaca deliciosamente).
óleo.

Bata tudo isso no liquidificador, depois misture o sal. Guarde em vidros e use nos pratos em que desejar.

Bom apetite.

domingo, 2 de setembro de 2012

Dica de Restaurante em Orlando: Oliver Garden

Poderosas viajantes,

O Oliver Garden é uma rede de  restaurante italiano. Descobri sobre ele no site www.viajandoparaorlando.com  , aliás, todos os restaurantes eu descobri lá. Recomendo a quem quer viajar que entre nele e leia todos os tópicos do fórum. Há dicas para tudo: cupons de desconto, restaurantes, parques, compras, etc.

Como falaram muito bem deste restaurante, resolvi ir até lá. Não me decepcionei. A  comida é boa, há deliciosos drinques. O preço não é lá muito camarada, mas um prato dá para ser dividido para dois tranquilamente. Na última vez em que fui lá, pedimos três pratos, 2 drinques, 1 café ($4,00!!), 1 coca e 2 cervejas, a conta ficou em $80 dólares. Lembrando que a gorjeta americana é em torno de 18 a 20%. do valor da conta. Vejam as fotos: 

Drink: Strawberry  and Raspberry.


O restaurante fica na International Drive, mas há muitos deles em outros lugares de Orlando.
Valor: $$$
Nota 10.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Doces lembranças

Amigas Poderosas,

Uma das coisas mais gostosas da vida é comer. Nunca fui cozinheira e nem gosto muito de cozinhar, mas aprendi que as refeições unem a família, os amigos, celebram a vida, comemoram vitórias, fortalecem laços. Hoje, aos 50 anos, curto muito os domingos com minha família. Meu marido cozinha (e cozinha muito bem), eu lavo a louça, pico os ingredientes, tomo vinho na mesma taça em que ele, conversamos com os filhos e as noras de forma descontraída, enfim temperamos com amor laços sólidos.

Pequenos rituais semanais que se tornarão no futuro doces lembranças, como as que guardo de meu sogro, já falecido. Ele fazia parte desse ritual dominical e tinha toda uma técnica especial para fazer o arroz (ficava delicioso, soltinho). Lembro-me dele, lavando o arroz e colocando-o ao sol para secar. Em seguida, ele fritava o arroz até que ele todos os grãos ficassem soltos. Só aí ele colocava o sal e o alho. A água era medida milimetricamente e tinha que estar quente. O final do cozimento também tinha sua técnica. Ele molhava a mão em água e passava do lado de fora da panela, se fizesse determinado som, estava bom, mas a panela não poderia ser aberta ainda. O resultado era um arroz de comer rezando. Durante esse processo,   eu, ele e meu marido, preparávamos o almoço, tudo temperado com risos e conversas. De vez em quando eu colocava uma música e a cantava com minha voz desafinadíssima. Ele brincando perguntava se eu estava com dor de barriga. Eu ria e continuava cantando para desespero deles.

São lembranças assim que quer deixar para meus filhos. Gestos simples e corriqueiros, mas que demonstram todo o amor que tenho por eles.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Dica de Restaurante em Orlando: Margaritaville - Citiwalk

Poderosas,

Adorei um bar que visitei em Orlando. Localizado no Citiwalk, na Universal, o Margaritaville é uma animação só. Você ouve boa música e come um gostosa comida mexicana. duas garotas em pernas de pau animam a plateia. Há também apresentação de grupos musicais. Adorei.





Nota: 10 com louvor.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dica de Restaurante em Orlando: Chicago Uno Grill

Poderosas amigas,

Ganhei 2 quilos e 700 gramas em 17 dias. O efeito sanfona é cruel, perdi 2 e ganhei um pouco mais. O que fazer agora? Dieta, né. Recomecei com o cardápio do 1º dia. Não foi tão difícil assim, senti um pouco de fome à tarde, mas nada que eu não pudesse  suportar até a próxima refeição.

Para saber por que eu ganhei novamente os quilos perdidos, vejam os deliciosos pratos abaixo. O 1º foi o meu e o segundo o de meu marido. Recomendo esse restaurante para quem for a Orlando: Chicago Uno  Grill.  O lugar é muito bonito, com drinques também deliciosos. Os pratos gostosos e não tão gordurosos. Vejam:



Você pode encontrar este restaurante na International Drive em Orlando.

Bye.

domingo, 26 de agosto de 2012

Dica de Orlando: BB King

Olá, Poderosas colegas,

O que três cinquentões podem fazer em Orlando? Divertir-se à beça. Ir aos parques, brincar em todos os brinquedos, comprar e ir aos barzinhos. Recomendo um muito legal: o BB King. Esse é um clube de jazz, lá você pode comer, beber, ouvir música e dançar. . Vejam as fotos do lugar:



 
 
Adorei o local. Ele fica localizado no Point Orlando, na International Drive.
 
Nota: 10.  Recomendadíssimo.
 
Até a próxima.

sábado, 25 de agosto de 2012

Dicas de Restaurante em Orlando: Red Lobster

Olá, amigas poderosas,

O Red Lobster é uma rede de restaurantes americana especializada em frutos do mar. O lugar é muito bonito, bem decorado e charmoso. A comida é gostosa, mas exageram na gordura e logo você fica enjoada.

Eles servem como entrada um pãozinho que é espetacular, é tão gostoso que às vezes dá vontade de ir lá apenas para comê-lo e não a camarão e lagosta.

Os drinques são lindos visualmente e alguns são também deliciosos. Na primeira vez em que fui lá, pedi um que era uma verdadeira obra de arte, mas o gosto era de xarope de framboesa misturado com ki-suco, uma decepção. Na outra vez, pedi o bahama mama.... hum... delicioso! vejam só:


Ele é um frozen de frutas tropicais, com um pouco de rum. O gosto que mais sobressai é o de manga. Mesmo tendo rum, o teor alcoólico é baixo e ninguém fica tonto com ele. Recomendo.


Nota para o Red Lobster: 8.

Até mais.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Dicas de Orlando: Waffle House

Poderosas amigas,

Em julho comecei a dieta das proteínas por estar com 70k. Em duas semanas perdi 2 quilos, fato que comemorei aqui no blog. Logo em seguida, viajei para Orlando, Flórida, e resolvi interromper a dieta enquanto durassem as férias. Contarei como foi o meu cardápio durante este período ( he,he, engordei tudo de novo, né!).

Começarei com o típico café da manhã americano. Este foi numa casa muito famosa na Flórida: a Waffle House.  Vejam só:


Esse é o café da manhã padrão: por 7 dólares, você pode escolher entre bacon ou presunto,  batata, ovos mexidos ou fritos, torrada ou pão de minuto e waffle salgado ou doce. Ou seja, o café da manhã é uma refeição muito importante, mas esse é um exagero. Pedi o café tradicional para mim e para meu marido, mas nós dois não conseguimos comer tudo. O casal em frente pediu um desse para cada um deles, não é a toa que estão obesos.

Fomos na Waffle house próxima a Daytona Beach, não gostei dela, o banheiro estava sujo, com pia velha e enferrujada. Tudo com o ar meio engordurado. Como é uma franquia, pode ser que outra seja melhor.  Eis o aspecto do lugar:





Encontrei lá algo que só havia visto em filmes:






Nota para a Waffle House: 5.

Bye, bye.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Voltei da Terra da Magia

Olá, Poderosas,

O blog esteve parado por quase um mês, pois estive na terra da Magia e das compras enlouquecidas. Não postei nenhuma mensagem lá, pois não tinha tempo e nem acesso fácil à internet. Agora estou de volta, pronta para contar para vocês sobre a minha dieta, dicas de viagem para Orlando. Recebi muitos emails pedindo informações sobre a minha dieta e sobre como fazê-la, fiquem tranquilas que contarei tudo. Cheguei hoje quinta-feira e não tive tempo nem de arrumar as malas, mas prometo que amanhã coloco o blog em dia.

Um beijão para todas.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Receita: conserva de abobrinha

Olá, queridas Poderosas,

Minha amiga Hebe, de Unaí/MG, ensinou-me uma receita deliciosa e naturalmente light: conserva de abobrinha.





Você pode fazê-la com abobrinha menina (essa da foto), ou fazer com abobrinha italiana (dizem que fica melhor). Eu sei que a minha ficou deliciosa.

A receita é a seguinte:

Ingredientes:

  • Abobrinha (italiana ou menina);
  • cebola;
  • alho fatiado;
  • orégano, cebolinha, salsa, coentro e sal;
  • pimenta a gosto (dedo de moça, de cheiro ou do reino);
  • azeite;
  • vinagre.

Como fazer:

 Coloque água para ferver. Enquanto isso, faça um vinagrete com os temperos, o azeite e o vinagre e coloque-os em um recipiente.

Corte as abobrinhas em rodelas bem finas. Quando a água ferver, desligue-a e jogue as abobrinha lá. Deixe por alguns poucos minutos, o suficiente para que a abobrinha cozinhe um pouco. Ela deve ficar al dente.

Escorra a abobrinha e jogue-a ainda quente sobre o vinagrete, tampe tudo, para que o calor da abobrinha levemente cozida dê uma murchada nos temperos. Experimente e corrija o sal.

Coloque a conserva em um recipiente de vidro previamente fervido. Cubra a conserva com vinagre.
Depois é só se deliciar.

O melhor de tudo é que abobrinha é carboidrato complexo, é de baixa caloria e muita vitamina. Pode comer sem culpa.

Se alguém testar a receita, conte para nós como ficou e o que achou.

Até logo.