domingo, 22 de julho de 2012

Menopausa, pós-menopausa ou climatério?

Menopausa x climatério



Sempre que vou ao médico, ele me pergunta se já estou na menopausa. Eu, ao responder, fico um pouco confusa, pois sei que esse termo se refere apenas a um período de tempo. Eu sempre respondo assim: já passei da menopausa! Qual é o termo correto afinal? climatério? pós-menopausa, existe termo correto?
Pesquisando na net encontrei a seguinte informação:




Climatério:  ocorre entre os 30 e os 40 anos a diminuição gradual dos níveis hormonais. Essa fase pode durar de 2 a 5 anos, dependendo da mulher. 

Eu comecei a perceber esta fase aos 43 anos. Minha menstruação começou a ficar irregular. Aos 44,  comecei a sentir sintomas como irritação, seios inchados e doloridos. A menstruação deixou de vir por 3 meses, depois ela vinha em abundância, para logo em seguida desaparecer por dois ou mais meses.

Menopausa – Os ciclos menstruais são interrompidos.

Comigo aconteceu aos 45, mas pode acontecer com qualquer mulher no fim dos 40 anos até o meio dos 50 anos. Senti intensamente os efeitos da menopausa: suores, irritação, depressão, aumento de peso. Considerei que houve até mesmo uma mudança de personalidade, passei a não ter mais paciência e nem a aceitar coisas que antes aceitava com facilidade. Isso eu até achei bom. 
Procurei uma ginecologista e ela foi clara: a decisão de fazer reposição hormonal ou não dependeria exclusivamente de mim. Pesquisei antes sobre o tema e sabia dos prós e dos contras. Decidi tomar. Ela receitou e tomei o hormônio por apenas três meses, pois meus seios aumentaram muito e ficaram completamente doloridos. Até o próprio sutiã me causava incômodo. Além disso, comecei a ter sangramentos e irritações. Desisti da reposição hormonal, pois parecia que ela aliviaria os sintomas da menopausa, mas como não aliviaram, concluí que não valia a pena correr riscos. Parei.
Fiquei um ano sofrendo com os calores. Tomei chá de folha de amora e percebi que o calorão diminuiu um pouco, talvez porque não tomei o chá com regularidade.  Um belo dia, o fogacho cessou. E graças a Deus não voltaram mais. Sei que há mulheres que sofrem com esse incômodo por períodos de até 5 anos. 
 

Nessa fase tive pensamentos deprimentes, como: a velhice está chegando, minhas rugas vão aumentar, doenças vão aparecer. Depois, percebi que na verdade isso faz parte da vida. Podemos e devemos ultrapassá-la, se há perdas, há ganhos também.  Quanto às ruguinhas, cremes nelas, há cirurgia, laser e outros tratamentos.

Pós-menopausa – É a fase em que estou agora. Já estou há 5 anos sem menstruar, os sintomas diminuíram. Preciso agora ter cuidado com as consequências da diminuição da produção hormonal.

Nessa fase, nós mulheres corremos riscos como osteoporose e doenças cardíacas. Faço acompanhamento médico constante. Minha densitometria óssea deu ossos com idade de 40 anos, fortes e resistentes. Naturalmente devo isso a cuidados com alimentação e à musculação e corrida que faço 4 vezes por semana, 1 hora por dia. 

Se você quiser mais informações sobre esse tema, clique aqui: 
http://www.saudecominteligencia.com.br/menopausa.htm 


Nesse site há muita informação sobre a menopausa. Informar-se é fundamental para que você saiba como passar por essa fase.
 
E você, como foi a sua entrada na menopausa?

32 comentários:

  1. Adorei sua esplanação , comigo está acontecendo coisas como descrevestes
    Tenho 43 anos , estava na verdade achando que poderia estar grávida pelos seios doloridos...
    Mas lendo seu depoimento estou mais achando que este incômodo dos seios deve se ao tal de climaterio que estou passando
    Faz muitos meses que não menstruo
    Agora deu este desconforto nas mamas
    Tinha a esperança de estar grávida pois não tenho filhos ..
    Fiz o teste de farmácia faz uma semana e deu negativo lógico!!
    Não sabia que as mamas também inchavam no climaterio foi a primeira vez que senti isso neste período deve ser por estar avançando no processo .
    Bom obrigada pelo seu relato tão bem explicado e edificante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane, é bom ir ao médico para verificar a causa dos seios doloridos. Cada mulher reage de uma forma diferente, alguns não sentem nada, outras já apresentam os sintomas que tive. De qualquer forma, procure o médico. Se a causa for mesmo o climatério, pelo menos você terá orientação de como passar por essa fase. Abraços.

      Excluir
    2. Oi Cristiane! Sei que já faz muito tempo que vc postou o comentário, mas me identifico com vc. Estou as portas de 41 anos e estou sentindo os sintomas... também não tenho filhos e isso me dá uma total frustração. Sabe na verdade? Ferrou! Ferrou de vez. Não tenho mais nenhuma esperança de engravidar. Não terei herdeiros. Vou ficar sozinha mesmo. Apesar de casada há 18 anos, nunca engravidei. Meu marido não pode. É uma merda mesmo! Que revolta!

      Excluir
    3. Olá, Adriana. Sinto muito por sua situação. Você já pensou em alguma alternativa para isso? Quem sabe junto com seu marido vocês possam encontrar alguma solução?

      Excluir
    4. Adriana....eu tenho um filho adotivo lindo...amo demais minha vida é completa...quem sabe?????

      Excluir
  2. BOM DIA!
    LI SEUS RELATOS E ME IDENTIFIQUEI MTO COM VC.
    ESTOU NA MENOPAUSA E TENDO TODOS OS SINTOMAS POSSIVEIS E IMAGINÁVEIS E ACREDITANDO QUE ESTÁ SENDO A PIOR FASE DA MINHA VIDA.
    GOSTARIA MTO DE TROCAR IDÉIAS, CONVERSAR MAIS C VC.
    TEM COMO?
    ABS
    FERNANDA.

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, desculpe a demora em responder. Estive viajando e ocupada com muito trabalho. Só essa semana vi sua mensagem. Entre em contato comigo pelo e-mail: opoderdos50@gmail.com Terei o maior prazer em conversar com você.

    ResponderExcluir
  4. Tenho 40 anos a três venho sofrendo tudo isso que vc descreveu, a quase dois meses estou fazendo a reposição meus seios estão enormes fico com medo!já pensei em parar com a reposição mas por outro lado entro em pânico só de lembrar que vou voltar ter. Todos aqueles sintomas!!!! Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O interessante é que eu tive dores nos seios antes de fazer a reposição, depois de alguns meses as dores voltaram e eles começaram a ficar enormes. Daí pensei, quer saber, estou tomando esse remédio para não ter dores e estou tendo dores! Além disso, a reposição envolve outros riscos, por isso achei melhor parar. É uma decisão que você deve tomar junto com seu médico. Espere que tudo melhore. Bjs.

      Excluir
  5. Tenho 40 anos a três venho sofrendo tudo isso que vc descreveu, a quase dois meses estou fazendo a reposição meus seios estão enormes fico com medo!já pensei em parar com a reposição mas por outro lado entro em pânico só de lembrar que vou voltar ter. Todos aqueles sintomas!!!! Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neia, fiz esse post em 2012, com 50 anos. Agora estou com 54 e já há 10 sem menstruar e sem fazer reposição hormonal. Estou bem, meus seios não doem e a mamografia diz que está tudo bem com eles. Então, parar é uma decisão que deve ser bem avaliada e pesquisada. É bom pesar os prós e os contras, como eu fiz. Espero que dê tudo certo para você. Bjs.

      Excluir
  6. Já tem quase 1 ano que não mestruo e de uns dias para cá sinto o bico dos meus seios doloridos demais, ando até com medo

    ResponderExcluir
  7. Iolanda, dei uma pesquisada no Google e encontrei alguns motivos para dor no bico dos seis. Confirá lá https://medicoresponde.com.br/tag/dor-nos-seios/. Procure também um médico para avaliar o porquê das dores. Espero que melhore. bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, as dores passaram, agora é os calores,e as dores constante de cabeça. Mulher sofre demais.. Meu Deus

      Excluir
  8. Tenho 50 anos e estava com estes sintomas relatados aqui, comecei a tomar o chá das folhas de amora que inclusive até plantei aqui em casa, os sintomas melhoraram bastante!Estou sentindo bem melhor, e tomo também cápsulas de óleo de linhaça há 8 anos, muito bom também! Não é fácil tem que que ter determinação e muita fé em Deus! Paz e Bem a todas vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho folha de amora, pode ser manipulado?

      Excluir
    2. Olá, Cris, obrigada por contribuir com sua dica. Realmente o chá de amora ajuda, pelo menos ajudou a mim.

      Excluir
  9. Eu tenho 42 anos os meus seios dói muito e eu engordei e a minha menstruação já tem um ano que não vem o que eu posso fazer para mim poder emagrecer

    ResponderExcluir
  10. Tenho 43 anos, mas ainda menstruo normalmente,de uns dias pra cá sinto dores nos seios e nos mamilos, o que pode ser.

    ResponderExcluir
  11. Cláudia 48 anos 28/07/2017
    Comecei a notar diferenças em mim a cerca de um ano...ainda estou menstruando e tem mês que vem duas vezes o que quer dizer que tenho duas TPM e isso é horrível pois sofro e faço meu marido sofrer pois fico terrivelmente irritada.sinto muito incômodo nos seios e além de não sentir tanto desejo sexual ainda sinto dores no baixo ventre no dia seguinte...não me preocupo tanto com as rugas...mas gostaria de curtir os meus 40/ 50 anos com mais qualidade de vida,já noto minha pele mais seca,distúrbios no sono,e que ando muito caseira sem vontade para a vida social...mas não Estou depressiva viu...trabalho, faço faculdade e adoro ler. Estou indo regularmente ao ginecologista e sei que tudo é uma fase em que todas nós iremos passar.

    ResponderExcluir
  12. Cláudia 48 anos 28/07/2017
    Comecei a notar diferenças em mim a cerca de um ano...ainda estou menstruando e tem mês que vem duas vezes o que quer dizer que tenho duas TPM e isso é horrível pois sofro e faço meu marido sofrer pois fico terrivelmente irritada.sinto muito incômodo nos seios e além de não sentir tanto desejo sexual ainda sinto dores no baixo ventre no dia seguinte...não me preocupo tanto com as rugas...mas gostaria de curtir os meus 40/ 50 anos com mais qualidade de vida,já noto minha pele mais seca,distúrbios no sono,e que ando muito caseira sem vontade para a vida social...mas não Estou depressiva viu...trabalho, faço faculdade e adoro ler. Estou indo regularmente ao ginecologista e sei que tudo é uma fase em que todas nós iremos passar.

    ResponderExcluir
  13. Cláudia 48 anos 28/07/2017
    Comecei a notar diferenças em mim a cerca de um ano...ainda estou menstruando e tem mês que vem duas vezes o que quer dizer que tenho duas TPM e isso é horrível pois sofro e faço meu marido sofrer pois fico terrivelmente irritada.sinto muito incômodo nos seios e além de não sentir tanto desejo sexual ainda sinto dores no baixo ventre no dia seguinte...não me preocupo tanto com as rugas...mas gostaria de curtir os meus 40/ 50 anos com mais qualidade de vida,já noto minha pele mais seca,distúrbios no sono,e que ando muito caseira sem vontade para a vida social...mas não Estou depressiva viu...trabalho, faço faculdade e adoro ler. Estou indo regularmente ao ginecologista e sei que tudo é uma fase em que todas nós iremos passar.

    ResponderExcluir
  14. Cláudia 48 anos 28/07/2017
    Comecei a notar diferenças em mim a cerca de um ano...ainda estou menstruando e tem mês que vem duas vezes o que quer dizer que tenho duas TPM e isso é horrível pois sofro e faço meu marido sofrer pois fico terrivelmente irritada.sinto muito incômodo nos seios e além de não sentir tanto desejo sexual ainda sinto dores no baixo ventre no dia seguinte...não me preocupo tanto com as rugas...mas gostaria de curtir os meus 40/ 50 anos com mais qualidade de vida,já noto minha pele mais seca,distúrbios no sono,e que ando muito caseira sem vontade para a vida social...mas não Estou depressiva viu...trabalho, faço faculdade e adoro ler. Estou indo regularmente ao ginecologista e sei que tudo é uma fase em que todas nós iremos passar.

    ResponderExcluir
  15. CÁPSULAS NATURAIS PARA MENOPAUSA 30 CÁPS
    R$ 32,45

    Produto elaborado para aliviar sintomas da menopausa.

    Conteúdo: 30 cápsulas
    Código: 05010305

    Para maiores informações sobre este produto, acesse:
    http://www.anaterrashop.com/capsulas-naturais-para-menopausa-30-caps.html

    ResponderExcluir
  16. eu ja nao mesntruo ja vai fazer 4 anos mas sinto muito calor e sempre medo que algo vai me acontecer dores nas mana nas axilas ta dificil quando vai passar isso meu deus ,nao suporto mais o sutiâ tudo me incomoda nao fiz reposiçao e nao tomo remedio algum pra isso .

    ResponderExcluir
  17. nossa que bom que não estou só. Estou sem menstruação a quase um ano e agora os seios estão me incomodando muito......

    ResponderExcluir
  18. Tenho 49 anos,minha menstruação vem com regularidade,mas estou sentido esse calorão e transpira muito na região da cabeça e pescoço.Outra mudança que notei foi o aumento das mamas.Meus seios eram relativamente pequenos ,usava 40 de sutiã agora já aumentei para 42.O que vcs dizem sobre isso????

    ResponderExcluir
  19. Tenho 51 anos e 9.meses, minha menstruacao está irregular, sinto muitas coisas, irritação, ansiedade, mal estar os calores deram uma trégua, mas tem outros sintomas insuportáveis.. Já pode ser a menopausa?

    ResponderExcluir
  20. Não tenho período há quase um ano!e no etanto comecei a notar os peitos maiores calores súbitos que desaparecem logo de seguida aborrecimento !como lidar com tudo isto?

    ResponderExcluir
  21. Meus seios estavam muito doloridos como eu sentia antes de menstruar depois parou desinchou parou de doer passou senti dias depois uma colicasinha rápida e quando fui fazer xixi me sequei saiu um povo de sanque tipo da mestruacao estou muito nervosa

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: