domingo, 6 de janeiro de 2013

Dieta Atkins: fases


Poderosas amigas,

Se você procurar no Google, encontrará muita informação sobre a dieta Atkins, como fazer, relatos e receitas. Vou dar minha contribuição explicando de forma visual a dieta. A fonte é o site Atkins.com  e também o livro. Espero ajudá-las. Neste post mostrarei uma visão geral.

Dieta Atkins

A dieta Atkins é, na verdade, um programa de emagrecimento composto por 4 fases. Confira cada uma delas  na imagem abaixo.



1ª fase: indução


A primeira fase é chamada de indução. Nesta etapa, que dura aproximadamente 14 dias, você pode comer proteínas, vegetais (no máximo 20 gramas de carboidrato por dia) e gorduras saudáveis.

Duração: até 14 dias.

2ª fase: perda de peso continuada (PPC)

Na fase 2, é permitida a adição de mais tipos de carboidratos e o aumento na quantidade deles. Esse acréscimo deve acontecer de forma gradual, 5 gramas por semana até chegar-se ao limite de 45 gr. Nessa altura, você deverá verificar o seu ponto crítico, ou seja, a quantidade máxima de carboidrato que você pode ingerir por dia sem engordar. Isso varia de pessoa para pessoa. Alguns felizardos podem ingerir 60 gr. de carbos sem engordar, outros com 40 já estão aumentando o peso. Por isso, o aumento de carbos deve ser gradual, para que você possa conhecer seu limite.

Na PPC não se perde tanto peso quanto na primeira fase, mas o emagrecimento continua acontecendo de forma saudável e não há tanta restrição de alimentos quanto na indução.  Quem não precisa perder tanto peso pode iniciar direto na PPC.

Duração: até você perder o peso desejado, ou seja, depende de cada pessoa. 

3ª fase: pré-manutenção

Nesta fase, já se pode comer frutas e verduras, além dos alimentos permitidos nas fases anteriores. A cota de carboidratos varia de 50 a 70 gramas. O objetivo desta etapa é manter o peso conquistado, se a pessoa engordar, diminui 5 gramas de carboidrato até chegar ao seu limite. Ou seja, atinge o seu ponto crítico ( a quantidade máxima de carbos ingerida sem que se engorde).

Duração: é variável também. Pode durar de 1 mês até o tempo em que você perceber que seu peso ficou estável.

4ª fase: manutenção

Mais alimentos são acrescentados, o limite de carboidratos é de 75 gramas. Essa fase deve ser mantida para toda a sua vida e com ela o seu peso ficará estável.

Duração: toda a sua vida.



Com este post, expliquei de forma geral e bem resumida a dieta Atkins.

A dieta Atkins sofre muito preconceito, ler a respeito é a melhor maneira de saber se ela é adequada para você ou não. Fiz um tópico com muitos sites e blogs que tratam desta dieta.

Se tiver dúvidas, leia o post sobre perguntas frequentes da dieta Atkins.



Ano novo, peso novo!

2 comentários:

  1. Faltou dizer quanto tempo passar na segunda fase...
    Quanto tempo passar na terceira fase...
    Como saber se pode passar de fase...
    O que precisa pra passar de fase ou continuar por mais quantos dias...
    Etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faltou não, não sabe ler?
      Fica na segunda fase até perder todo peso que precisa perder!
      Alcançou o peso desejado? Muda para a terceira fase.
      Na terceira fase fica até perceber que o peso estabilizou.
      Claro, fazendo a dieta da terceira fase que é manter o máximo de 50 a 70 gramas de carbs por dia.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário: