domingo, 13 de outubro de 2013

Dica: Museu Histórico Nacional - Rio de Janeiro

Poderosas amigas,

Em maio fui ao Rio de Janeiro para fazer um curso sobre montagem de exposições. O curso foi ministrado por profissionais altamente gabaritados do Museu Histórico Nacional.  O curso foi ótimo, mas a minha dica é: visitem o Museu. É maravilhoso. Vejam as fotos que tirei lá:

Exposição A construção da Nação

Exposição: A arte a serviço da fé

Exposição Oreretama





Eu não tinha ideia de como é interessante ver objetos que fizeram parte de nossa história. Coisas que você só viu em livros na escola. Uma das exposições permanentes de que mais gostei foi a da Farmácia Homeopática Teixeira Novaes. Esta farmácia foi fundada em 1847 no Rio de Janeiro. O museu construiu um prédio cenográfico das instalações da farmácia; e todos objetos do interior (móveis e utensílios) são originais.
Vejam as fotos:






O Museu conta com várias  exposições permanentes:  Oreretama (mostra a vida dos índios antes da vinda dos portugueses para cá); Os portugueses no mundo (1415 a 1822); A construção da nação ( 1822 a 1889); As moedas contam a história; do móvel ao automóvel,   entre outras. Há ainda exposições temporárias, como a Arte a serviço da fé, que achei também belíssima. 

O museu é muito grande. Reserve uma tarde inteira para visitá-lo. Vá de tênis ou algum sapato confortável, pois você vai andar muito. De qualquer forma, mesmo que seus pés reclamem, você nem vai ver a tarde passar, pois é realmente interessante.


Depois de visitar as exposições, que tal um lanchinho? 




Na entrada do museu, há um bistrô que serve almoço (de alta qualidade), lanches e cafés, como este da foto. Caso queira andar um pouquinho mais, vá até a Confeitaria Colombo, que fica a uma três quadras do museu. 

O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora. É bem pertinho do Aeroporto Santos Dumont. 

Confira no link: http://www.museuhistoriconacional.com.br/


É uma delícia passear pela história do Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: