O que está bombando agora é a biomassa de banana verde.
Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Unesp, a massa da banana verde cozida possui alto teor de amido resistente, por isso é excelente fonte de fibra alimentar. Ela é rica em flavonoides que atuam na proteção da mucosa gástrica, não apresenta sabor e é fácil de fazer.
Apesar do estudo da Unesp, li no blog do Dr. Souto (http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/) que o amido resistente da banana verde é totalmente perdido quando aquecido. Logo para ter os benefícios dele devemos usar o produto cru. Isso mesmo, esqueça o cozimento. O Dr. Souto ensina como utilizar a banana verde aqui
Mas o que é esse tal de amido resistente? Ele não é ruim por se transformar rapidamente em glicose? vamos descobrir logo abaixo:
# Amido resistente
O amido resistente possui uma grande vantagem: ele escapa da digestão tradicional (a que transforma em glicose no intestino delgado) e vai para o cólon, onde é fermentado pela flora bacteriana. O amido resistente, por ter propriedades semelhantes às das fibras, dá sensação de saciedade e controla a insulina, pois contribui para a queda do índice glicêmico dos alimentos.
# Perda de peso
# Onde encontrar amido resistente?
O amido resistente é encontrado em maior ou menor grau em alimentos crus, tais como grãos, batata crua, banana verde. Ele é encontrado até em alimentos cozidos, como a casca do pão, mas em menor grau. Eis a razão deste post, ninguém vai comer batata crua, mas podemos ingerir a massa da banana verde, que é rica em amido resistente. Segundo o Dr. Souto, são boas fontes de amido resistente: banana verde (crua), fécula de batata e polvilho doce, todos consumidos crus!!
# Benefícios da biomassa de banana verde
# Como fazer a biomassa de banana verde
Eu encontrei a receita no site I could kill for a dessert. Lá além de ensinar a fazer a biomassa, você aprende a fazer um bolo de chocolate com ela. O vídeo é muito divertido.
Feita a biomassa, resolvi fazer um cookie. Ficou delicioso, gente!
# Receita do cookie de biomassa de banana verde
2 xícaras de biomassa de banana verde
2 ovos
farelo de trigo (2 colheres)
1 xícara de farelo de aveia
gengibre ralado a gosto
canela em pó
1 xícara de açúcar
2 colheres de coco ralado
2 colheres de manteiga ou margarina
passas a gosto
1 colher de sobremesa de fermento em pó royal.
Misture tudo. Se achar que a massa ficou muito mole, acrescente um pouco de farinha de trigo ou de farelo de aveia.
Faça bolinhas ( é preciso untar a mão com óleo) e depois achate-as com o garfo.
Leve ao forno de 20 a 30 minutos em forma untada e enfarinhada.
E depois delicie-se.
Gente, ficou muito bom, apesar de não muito bonito. E o melhor, pode comer sem culpa. Se fizer com adoçante culinário, é melhor ainda.
Mandem suas receitas com banana verde. Vamos compartilhar.