segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Visita a Maceió - 2016

Olá, amigas poderosas,

Sei que já fiz um post sobre Maceió, mas essa cidade é tão linda que repeti a dose. Eu a visitei novamente agora em março de 2016, pois as praias de lá merecem bis.

Olha só que viagem especial. Começamos com um avião da Gol prá lá de arretado:


O avião foi grafitado pelos artistas plásticos Otávio e Gustavo Pandolfo, conhecidos como "Os Gêmeos".

A orla de Maceió é maravilhosa. Veja só a Via Litorânea, que bela:



Essa foto é da praia de Pajuçara, do ponto onde saem as jangadas:





Passeios

Você pode alugar um carro como fizemos (Bandeira rent a car) ou pode contratar os passeios lá. As duas opções são boas, mas se gosta de beber um pouco, vá com as operadoras, assim não haverá problemas. A opção pelo carro alugado é boa para quem gosta de ficar mais independente, voltar na hora que der na telha.

Piscina natural - Pajuçara


E as piscinas naturais? A de Pajuçara é espetacular. Por trinta reais, você pega uma jangada na beira da praia e desfruta das águas mornas e da companhia de adoráveis peixinhos listrados. Essa foto dá um quadro, não?





Paripueira



Um passeio maravilhoso (e qual não foi?) é a praia de Paripueira. Lá você encontra a barraca Mar e Cia. Para usar as instalações, paga-se cinco reais por pessoa. Vale a pena, pois o local é seguro, há lojinhas, restaurante e mesas com guarda-sol. A praia em frente é ótima para nadar. Veja só:



No dia em que fomos, a maré estava baixa, perfeita para uma ida às piscinas naturais, passeio que se contrata lá mesmo. Como eu já tinha ido, preferi ficar na praia e nadar naquele mar delicioso.

Para comer recomendo a casquinha de siri. Deliciosa. Por R$ 16,00 você come duas. humm...


Praia de Ipioca


Gente, essa praia é linda: areia branca, mar azul clarinho. Infelizmente há problemas no paraíso: águas-vivas. Quando a maré está alta, elas aparecem e costumam queimar os banhistas. Uma me pegou bem na canela. Saí corrrendo, digo, nadando e gritando de susto, mas logo fui atendida por um dos colaboradores da barraca Hibiscus. Passou rápido e eu podia até voltar para a água, mas como sou medrosa, desisti. Muita gente foi queimada, porém continuaram lá, pois a queimadura não é tão problemática assim e o ardor passa rápido com um spray.
Olha só que foto linda:


Praia do Gunga


Fomos de carro até essa praia. Lá paramos em frente ao Mirante Restaurante e visitamos a feirinha. Em seguida, descemos até a praia do Gunga. Para estacionar, paga-se dez reais. Se usar as instalações das barracas, paga-se também. Preferi deixar a sacola no carro e fazer uma caminhada.

Cuidado, vá de chinelos, pois na volta a areia queima os pés. Essa praia me deixou triste. Ela espelha a realidade do Brasil: linda e suja. Para todos os lados, havia restos de copos, sacos plásticos e papéis.

Depois de caminhar por quilômetros de areia branca e nadar na água agradavelmente fresca, fomos embora. Passamos novamente no Mirante Restaurante e almoçamos ali. O restaurante é limpo e os preços são bons.

Olhe só que lindo:




Para finalizar, que tal uma dica? Vou dar duas: compre uma daquelas camisas com proteção UV 50. Assim, você curte o mar sem se queimar. A segunda dica: leve o celular dentro de um protetor e tire fotos lindas. Eles custam baratinho e valem a pena, pois protegem o celular não só da água, mas da areia também.