terça-feira, 28 de julho de 2015

Livros - Dica: Nômade -do islã para a América

Amigas Poderosas,

Hoje, quero indicar um livro maravilhoso. Trata-se do livro escrito por Ayaan Hirsi Ali: Nômade - do islã para a América.

Como já disse aqui, adoro ler livros que me ajudem a entender outra cultura. O livro de Ayaan nos faz  compreender algo que é radicalmente diferente do que estamos acostumados a viver: o islamismo.

Esse assunto é altamente controverso, sempre há quem se posicione contra ou a favor. Mas como opinar sem conhecer o assunto bem? Por isso adorei este livro. Ayaan Hirsi escreve sobre algo que conhece profundamente, pois nasceu e cresceu em um país que segue o islamismo. Sua família por gerações e gerações seguiu e ainda segue essa religião.  Temos assim uma visão real, interna, de quem vivenciou desde a tenra idade o que é ser muçulmana.

O livro é muito bem escrito. Mergulhando nas palavras da autora, podemos sentir o choque cultural vivenciado por ela ao se instalar na Holanda. Como deixar de lado preceitos tão fortemente enraizados pela religião e adotar um novo modo de vida, tão radicalmente diferente? Ela nos mostra como conseguiu tornar-se uma figura reconhecida mundialmente como defensora da liberdade de expressão.

Já na Holanda, Ayan Hirsi Ali, em parceria com Theo Van Gogh, realizou o documentário Submissão. Por causa desse filme, Theo Van Gogh foi assassinado e Ayan, jurada de morte. Acompanhada por seguranças, a autora segue criticando o islã, que considera violento e opressor: "o islã não é apenas uma crença, é um modo de vida, um modo violento de se viver".

Este livro é de certa forma uma continuação de outro livro da autora: Infiel. No entanto, você pode ler qualquer um dois, em qualquer ordem. Eu mesma li primeiro Nômade. Agora faço questão de ler Infiel, pois tenho certeza de que será uma ótima leitura.