domingo, 6 de janeiro de 2013

Dieta Atkins: fases


Poderosas amigas,

Se você procurar no Google, encontrará muita informação sobre a dieta Atkins, como fazer, relatos e receitas. Vou dar minha contribuição explicando de forma visual a dieta. A fonte é o site Atkins.com  e também o livro. Espero ajudá-las. Neste post mostrarei uma visão geral.

Dieta Atkins

A dieta Atkins é, na verdade, um programa de emagrecimento composto por 4 fases. Confira cada uma delas  na imagem abaixo.



1ª fase: indução


A primeira fase é chamada de indução. Nesta etapa, que dura aproximadamente 14 dias, você pode comer proteínas, vegetais (no máximo 20 gramas de carboidrato por dia) e gorduras saudáveis.

Duração: até 14 dias.

2ª fase: perda de peso continuada (PPC)

Na fase 2, é permitida a adição de mais tipos de carboidratos e o aumento na quantidade deles. Esse acréscimo deve acontecer de forma gradual, 5 gramas por semana até chegar-se ao limite de 45 gr. Nessa altura, você deverá verificar o seu ponto crítico, ou seja, a quantidade máxima de carboidrato que você pode ingerir por dia sem engordar. Isso varia de pessoa para pessoa. Alguns felizardos podem ingerir 60 gr. de carbos sem engordar, outros com 40 já estão aumentando o peso. Por isso, o aumento de carbos deve ser gradual, para que você possa conhecer seu limite.

Na PPC não se perde tanto peso quanto na primeira fase, mas o emagrecimento continua acontecendo de forma saudável e não há tanta restrição de alimentos quanto na indução.  Quem não precisa perder tanto peso pode iniciar direto na PPC.

Duração: até você perder o peso desejado, ou seja, depende de cada pessoa. 

3ª fase: pré-manutenção

Nesta fase, já se pode comer frutas e verduras, além dos alimentos permitidos nas fases anteriores. A cota de carboidratos varia de 50 a 70 gramas. O objetivo desta etapa é manter o peso conquistado, se a pessoa engordar, diminui 5 gramas de carboidrato até chegar ao seu limite. Ou seja, atinge o seu ponto crítico ( a quantidade máxima de carbos ingerida sem que se engorde).

Duração: é variável também. Pode durar de 1 mês até o tempo em que você perceber que seu peso ficou estável.

4ª fase: manutenção

Mais alimentos são acrescentados, o limite de carboidratos é de 75 gramas. Essa fase deve ser mantida para toda a sua vida e com ela o seu peso ficará estável.

Duração: toda a sua vida.



Com este post, expliquei de forma geral e bem resumida a dieta Atkins.

A dieta Atkins sofre muito preconceito, ler a respeito é a melhor maneira de saber se ela é adequada para você ou não. Fiz um tópico com muitos sites e blogs que tratam desta dieta.

Se tiver dúvidas, leia o post sobre perguntas frequentes da dieta Atkins.



Ano novo, peso novo!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Dieta Atkins: perguntas frequentes



Poderosas amigas,

Já falei a vocês do site da dieta Atkins. Tenho muitas dúvidas, mesmo depois de ler o livro e da generosa ajuda das amigas do AtkinsFlex  no Facebook e da comunidade Atkins no Yahoogroups. Achei que o interessante seria recorrer à fonte mais segura para dirimi-las. Então fui ao site. Traduzi algumas respostas para vocês. Confiram:

Posso comer qualquer tipo de carboidrato dentro da minha cota de 20g por dia?

Não se recomenda comer qualquer tipo de carboidrato dentro da sua cota diária. Dê preferência aos vegetais. A dieta Atkins foi projetada para evitar que haja picos de açúcar no sangue e a consequente superprodução de insulina, o que ajuda a converter carboidratos em gordura corporal. A dieta Atkins enfatiza o consumo de carboidratos nutritivos. Se você comer uma fatia de pão ou até mesmo um bolo poderá ficar dentro das 20 gramas de carboidratos líquidos, mas perderá as vitaminas e os minerais essenciais presentes nos vegetais. Os cerca de 12 gramas de carboidratos líquidos em uma fatia de pão de trigo integral, provavelmente, aumentarão o açúcar no sangue. O que aumentará a insulina e também a fome. Prefira os alimentos permitidos.

Posso permanecer na fase de indução até a perda total de peso?

Pode, mas não é recomendável. Muitas pessoas confundem a fase da indução, que dá início à perda de peso, com o programa Atkins inteiro. Ficar na fase de indução até chegar ao seu peso ideal não trará nenhum risco à sua saúde. O risco real é que você pode ganhar a batalha da perda de peso rápida, mas pode perder a guerra do controle de peso permanente. Você também pode cansar-se rapidamente e ficar aborrecido com as escolhas alimentares restritivas, o que também pode diminuir o seu compromisso com a dieta Atkins.


Dica: Se você acha a Indução muito restritiva e seus objetivos de perda de peso são mínimos ou você não se importa com uma taxa mais lenta de perda de peso,comece na Fase 2: Perda de Peso Continuada (PPC).


Lembre-se de que a dieta Atkins é um programa composto por 4 fases. Se você permanecer na primeira, não aprenderá a conhecer seus limites de tolerância ao carboidrato (a quantidade que você pode consumir sem engordar). Ou seja, não aprenderá a manter o peso ideal conquistado. A menos que você aprenda  quais são seus limites, certamente estará condenada ao efeito sanfona e à frustração.

Posso comer nozes e castanhas na indução?
 
Mesmo que a maioria das nozes e sementes sejam pobres em hidratos de carbono líquido, a maioria das pessoas tem dificuldade para controlar as porções, o que pode facilmente levar ao consumo excessivo. Até que você ganhe o controle de seu apetite, é preferível evitar as nozes e castanhas. Eles são geralmente o primeiro alimento novo que você adicionará quando  entrar para a fase PPC.

Posso beber leite na indução?

O Leite contém muitos carboidratos e por isso não deve ser incluído na Indução. Prefira usar o creme de leite, diluído meio a meio com água ou usar leite de soja ou outras alternativas com baixo carboidrato. Verifique, contudo, se eles não têm adição de açúcar e se uma porção de 100g não contém mais do que 3 gramas de carboidratos líquidos.

Quais adoçantes posso usar?

É possível usar até três pacotinhos por dia de qualquer um dos adoçantes seguintes: a sacarina, sucralose (Splenda) ou xilitol. Uma alternativa natural é a estévia. O consumo, no entanto, não é livre. Conte 1 grama de carboidratos líquidos para cada pacote. Os adoçantes não têm carboidratos, mas seus agentes antiaglutinação contêm cerca de1 grama por porção. Você também pode beber refrigerantes adoçados com sucralose ou sacarina.

Posso beber café ou deve usar o descafeínado?

Não há nenhuma razão para evitar café com cafeína (ou chá), mas não exagere. Pesquisas associam a ingestão moderada de cafeína com a saúde a longo prazo e o favorecimento do controle de peso. O café é cheio de antioxidantes e aumenta levemente a queima de gordura. Você pode adicionar creme (não leite) e qualquer um dos adoçantes aceitáveis ​​acima.

Você pode incluir até duas xícaras de café ou como parte de seus  oito copos diários de líquidos. Refrigerantes com cafeína também são bons com moderação, desde que eles sejam adoçados com adoçantes aceitáveis ​​e que não ultrapassem dois copos de quaisquer bebidas cafeínadas em um dia. Se você está cortando a cafeína, provavelmente vai notar alguns sinais de abstinência, tais como uma dor de cabeça leve. Esta reação é normal e não relacionados à dieta Atkins

Posso comer sobremesas na indução?

Apesar de dever ficar longe do açúcar, você pode desfrutar de sobremesas feitas com adoçantes aceitáveis. Planeje para eles em sua contagem de carboidratos por dia e certifique-se que eles não contenham mais de 3 gramas de carboidratos líquidos e/ou quaisquer ingredientes inaceitáveis. Você encontrará na internet vários blogs com receitas low-carb. Acesse o site Atkins.com e entre no banco de receitas.

Preciso contar calorias na dieta Atkins?

Em todas as fases da dieta Atkins, você conta gramas de carboidratos, calorias líquidas não. Mas isso não quer dizer que as calorias não sejam importantes. Ganhar peso resulta de ingerir mais calorias do que você gasta em suas atividades diárias e outras funções metabólicas.


Se não comer gordura suficiente (ou proteína) em uma tentativa equivocada de reduzir calorias, você vai se sentir cansado e faminto, o que mais cedo ou mais tarde, minará seus esforços de perda de peso. Por outro lado, consumir muitas calorias claramente impede a perda de peso.

Dica: Considere as duas primeiras semanas como um período de compromisso total, durante o qual você se entrega totalmente a esta nova forma de comer. Busque apoio nos fóruns comunitários Atkins, comunidades no facebook, grupos no Yahoo e diversos blogs na rede.

A quantidade mínima diária para as mulheres perderem peso em Atkins geralmente varia de 1.500 a 1.800 calorias. Para os homens, o intervalo mínimo é de 1.800 a 2.000 calorias. A pesquisa mostrou que em um programa de low-carb, mais calorias são queimadas do que em uma dieta de baixo teor de gordura, e que as pessoas que comem à maneira Atkins tendem naturalmente a consumir menos calorias do que aqueles em um programa de baixo teor de gordura. Mas entenda que isso não lhe dá uma licença para comer desenfreadamente.

Não há necessidade de contar calorias a menos que você não comece( ou pare) de perder peso, caso em que provavelmente você está consumindo demais, ou se você se sentir cansado o tempo todo, e nesse caso, você não está consumindo bastante.


 

Espero que o texto as ajude.

 

Abraços a todas.


Livro: A vida de Pi

Amigas Poderosas,





Estou lendo  A vida de Pi. Estou amando. O livro é maravilhoso, traz aventura, reflexão, suspense, tudo o que um bom livro deve propíciar.  O autor é alvo de polêmica, pois  é acusado de ter plagiado o livro Max e os Felinos. O próprio autor diz no prefácio que se baseou nesse livro  de Moacir Scliar. Como não o li, não posso dar minha opinião a respeito. Sei apenas que há diversas maneiras de se contar uma história.  O próprio Moacir afirma que não se trata de plágio, então não é.

De qualquer forma, recomendo muito a leitura de A vida de Pi. Estou louca para assistir ao filme baseado nesse livro, sei que como sempre vou me frustrar, o livro é sempre melhor. Mas acho interessante a transposição do livro para outra linguagem. A crítica tem falado muito bem do filme.

Vou procurar ler o livro de Moacir Scliar e depois dou minha opinião sobre o suposto plágio.

Boa leitura.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Ano novo: novo peso!

Olá, Poderosas,

Ano novo representa recomeço, assim como cada dia representa a chance de deixar para trás erros e iniciar uma nova fase.



Neste post, quero falar de como a rede pode nos ajuda a emagrecer. A troca de informações que a net propicia facilita a vida de quem quer aprender algo sobre qualquer assunto. Meu assunto preferido no momento é como perder peso e nunca mais achá-lo. Colocarei aqui links que descobri (sei que não é novidade para muita gente) sobre como emagrecer com saúde.

Sites:

I - Emagrecer de  vez

Quer informação de qualidade? acesse o site emagrecer de vez. Leia tudo o que puder sobre o papel da insulina, dos carboidratos, dos exercícios na sua saúde. Esse site traz também calculadoras que ajudam a medir o IMC,  traz planilhas que calculam as calorias dos alimentos que você ingeriu.
O link é: emagrecer de vez

II - Atkins

Esse site é em inglês. Mas  coloque-o no Google tradutor e acesse as informações que ele traz sobre a dieta das proteínas. O site traz muitas ferramentas para facilitar o seu emagrecimento. E o melhor de tudo? É grátis. Nele você encontra receitas para cada fase da dieta Atkins. Há blogs e fóruns. Você também pode registrar sua dieta em um diário. Muito bom. A receita do cookies de coco eu peguei nele.

O link é: http://www.atkins.com/Home.aspx

III - Calculadora de calorias Bem estar

Quer saber o quanto de calorias ingeriu? qual a quantidade de proteínas, carboidratos, gorduras e fibras? Fácil. Na net você encontrará diversas calculadoras. Achei está do programa Bem estar da  rede Globo muito boa.

o link é: calculadora de alimentos

IV - Dieta Dukan

Já comentei aqui sobre a dieta Dukan, a famosa dieta da princesa. O site é interessante e oferece um programa de acompanhamento de seu emagrecimento. É pago, mas custa barato. Eu particularmente prefiro o programa da dieta Atkins. Tem tudo o que o programa Dukan tem e mais um pouco e, o melhor, é grátis. De qualquer forma, se quiser conhecer o programa de emagrecimento Dukan, pesquise em seu site.

O link é: Dieta Dukan

V - Dieta e Saúde

Este site vende uma dieta baseada em pontos. O que acho interessante nele é a ferramenta gratuita de busca de alimentos que traz todos os seus componentes e a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras e fibras. É uma das calculadas mais fáceis na minha opinião de usar e também a mais completa.

O link é: calculadora de alimentos Dieta e Saúde

VI - Blogs

Há diversos blogs que contam como a sua dona emagreceu, trocam receitas e experiências. Colocarei alguns bem interessantes, mas sei que deixo de lado vários outros igualmente bons. Nada que uma surfada no Google não resolva.

Links: Mais gordura menos carboidrato
Nutrição do futuro
Deixa sair
Dieta low carb e paleolítica
Cozinhando em ATkins
Receitas Atkins: Dieta Atkins Brasil
Receitas Atkins

É isso, Poderosas. Há muita coisa boa na rede, há também muita coisa ruim. Pesquise, leia, compare, analise, troque ideias e perca peso!

Como vai o meu peso? : (  Que vergonha, perdi três quilos em novembro. Em dezembro liberei geral e recuperei tudo de novo. Ano novo, minha gente. Começo hoje, 3/1/2013, minha  nova silhueta. Farei a dieta Atkins. Depois de muito ler, achei essa bem lógica e fácil de seguir. Depois conto as novidades.

Bjs.