quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Dieta da proteína, por que seguir?

Amigas poderosas,

Há mais razões do que a simples perda de peso para seguir uma dieta rica em proteína.  As informações abaixo foram extraídas do site Atkins, do blog da nutricionista Collete Heimowitz. Eu as traduzi e adaptei. O texto é muito interessante:


Mais carboidratos = perda cognitiva


"Um estudo recente financiado pelo Instituto Nacional do Envelhecimento da Mayo Clinic descobriu que as pessoas com 70 anos ou mais que comem alimentos ricos em carboidratos têm quase quatro vezes o risco de desenvolver transtorno cognitivo leve. O perigo também sobe com uma pesada dieta em açúcar. O estudo descobriu que as pessoas que consomem mais proteína e gordura em relação aos hidratos de carbono são menos propensos a desenvolver prejuízo cognitivo.

Menos carboidratos = redução no risco de Alzheimer


 O blog Atkins publicou uma pesquisa sobre como uma dieta baixa de carboidratos pode ajudar a reduzir o risco de Alzheimer.
Esta é mais uma prova de que uma menor ingestão de carboidratos, dieta baixa de açúcar com proteínas e gorduras é uma forma de alimentação saudável e ajuda a reduzir o risco de comprometimento cognitivo.


Pesquisa constata perda cognitiva


 
Os pesquisadores acompanharam 1.230 pessoas com idade entre 70-89, que forneceram informações sobre o que comeram durante o ano anterior. A função cognitiva deles foi avaliada por um painel de especialistas médicos, enfermeiros e neurologistas. Dos participantes, 940 não tinham sinais de comprometimento cognitivo e foram convidados a retornar para acompanhamentos de sua função cognitiva. Após quatro anos de estudo, 200 dos 940 estavam começando a mostrar comprometimento cognitivo leve, problemas com a memória, linguagem, pensamento e juízo que são maiores do que o normal em mudanças relacionadas à idade.



Os participantes do estudo que reportaram o maior consumo de carboidratos apresentaram 1,9 vezes mais probabilidade de desenvolver transtorno cognitivo leve do que aqueles com o menor consumo de carboidratos. Participantes com a maior ingestão de açúcar tinham 1,5 vezes mais probabilidade de sofrer comprometimento cognitivo leve do que aqueles com o menor consumo de açúcar.

Maior consumo de proteína = risco reduzido



Os participantes cujas dietas tinham um alto teor de gordura - em comparação com o menor consumo de gordura, eram 42% menos propensos a enfrentar déficit cognitivo, e aqueles que tiveram o maior consumo de proteína tiveram um risco reduzido de 21%. Quando a gordura total e ingestão de proteínas foram levados em conta, as pessoas com maior ingestão de carboidratos foram 3,6 vezes mais probabilidade de desenvolver transtorno cognitivo leve.

"Um alto consumo de carboidratos pode ser ruim para você, porque carboidratos impactam o metabolismo da glicose e insulina," Dr. Roberts, autor e um epidemiologista da Mayo Clinic, explica. "O açúcar é combustível para o cérebro - por isso a ingestão moderada é bom. No entanto, os níveis elevados de açúcar podem realmente impedir o cérebro de utilizar o açúcar - semelhante ao que vemos com diabetes tipo 2.


Benefícios da Dieta Atkins
 

O que isso significa para você? Uma dieta baixa em carboidratos como a Atkins pode ser benéfica, especialmente se você está em risco para a doença de Alzheimer ou déficit cognitivo leve. O que mais você tem a perder além polegadas e peso, preservando a sua inteligência e melhorar a sua qualidade de vida?"
Se quiser ler mais a respeito, acesse o site americano da Atkins

Feliz ano novo, com muito menos peso e muita saúde.

Dieta Atkins: o temido platô

Olá, amigas poderosas,
 
Você está seguindo a dieta direitinho. No natal, adaptou os pratos e os deixou sem carboidratos. Comeu pouco, mas mesmo assim parou de perder peso. Por quê?  No site da Atkins há muita informação sobre o chamado platô. A estagnação da perda de peso. Veja se você se encaixa em alguma das situações abaixo:

 
 
Por que a perda de peso pode ficar estagnada em alguns momentos? Chamamos a isso de platô.  É importante entender que a perda de peso não é um processo linear. Acontece aos trancos e barrancos, e é afetada por uma variedade de fatores.

 Há um verdadeiro platô quando:


- não houve perda de peso ou perda de centímetros por pelo menos quatro semanas;
- não houve alteração do  regime de exercício ou qualquer mudança ou estilo de vida significativa;
- você não está tomando qualquer medicamento novo (incluindo terapia hormonal) que possam estar interferindo com a perda de peso;
- você pode dizer honestamente que está seguindo a dieta rigorosamente.


Razões que podem causar um verdadeiro platô:

 
1. Você alterou seu nível de atividade ou fez qualquer mudança outro estilo de vida significativa? Então, mexa-se!

 Se você já reduziu seu nível de atividade, pode ter notado que sua perda de peso estagnou. Mudanças de estilo de vida simples são uma ótima maneira de acelerar as coisas. Aumentar a atividade física irá alavancar o seu metabolismo e também irá permitir que você  consuma mais carboidratos sem ganhar peso. Simples mudanças que incluem subir escadas, estacionar longe do seu destino, caminhar ao falar no telefone, mexer os pés enquanto está sentada em sua mesa vão ajudar a queimar mais calorias.

2. Você está consumindo mais gramas de carboidratos líquidos do que você está ciente? Leia os rótulos.

Os hidratos de carbono são um componente de muitos alimentos,  de modo que é fácil de superar o seu nível de carboidratos líquidos recomendados. Não se esqueça de contar adoçantes artificiais (ver n º 8 abaixo). Certifique-se de ler os rótulos; molhos para saladas, condimentos, molhos e outros itens podem variar drasticamente o teor de carboidratos. Sempre selecione a versão menor de carboidratos de um alimento.


 3. Você está consumindo excesso de proteína? Não exagere o tamanho das porções.


Você deve sentir-se satisfeita, e não estufada após uma refeição. Tente isto: Não coma tanto quanto você faz normalmente em uma refeição ou lanche. Depois de 30 minutos, se você não está mais com fome, você vai começar a reconhecer a diferença entre hábito e fome real. Então você vai ser capaz de parar de comer quando estiver cheia, o que promove a perda de peso.

4. Você está comendo pelo menos três refeições por dia? Não pule as refeições!

Saltar refeições fará com que o seu nível de açúcar no sangue caia e pode retardar o seu metabolismo. Você estará mais apta a comer demais em sua próxima refeição. Uma das vantagens do programa Atkins é a sua capacidade para estabilizar o açúcar no sangue e o controle do apetite.


5. Você está bebendo bastante água todos os dias? Beba 8 copos por dia.


Além de ajudar a prevenir a constipação, a água ajuda a manter o corpo funcionando adequadamente de outras maneiras. Em qualquer regime alimentar, um mínimo de oito copos, de água por dia é a recomendação usual. Muitas pessoas sofrem de hidratação inadequada, por isso é importante ser diligente sobre beber ao longo do dia. O consumo de água também irá ajudar a eliminar as toxinas do seu corpo e combater o mau hálito. Você também é mais capaz de discernir os verdadeiros sinais de fome quando você está hidratado.

6. Você está constipado? Coma sua cota de verduras e legumes.

Certifique-se de que você está tomando em pelo menos 12 a 15 gramas de carboidratos líquidos em forma de legumes, e não usando a maior parte de sua cota de carboidratos em outros alimentos. Após os primeiros dias, seu corpo deve se ajustar e a constipação não deve ser um problema. Quando você começar a adicionar mais carboidratos quando avançar pelas fases, suas primeiras escolhas devem ser mais vegetais, seguido de sementes e nozes.

7. Você começou uma nova medicação?

Converse com seu médico para saber se algum de seus medicamentos afetam o ganho de peso ou tornam mais difícil de perdê-lo. Os medicamentos podem alterar o metabolismo de retenção de apetite, e água. Se este for o caso, converse com o seu médico para encontrar possíveis substituições.

8. Você consome muitos adoçantes artificiais? Cuidado!

Tente limitar o consumo de três ou menos pacotes de adoçantes por dia. Conte cada pacote como uma grama de carboidratos líquidos. Para algumas pessoas, utilizar adoçantes artificiais torna mais difícil de quebrar a dependência de carboidratos.


 9. É a insulina o inimigo? Meça sua cintura, não se pese apenas.


 A insulina, como você sabe, é o hormônio que armazena gordura e fará com que você armazene gordura em torno de sua cintura primeiro. Ele também irá reter sódio em seu corpo, fazendo com que seu corpo a retenha água, que, como você aprendeu, poderia explicar o aumento de peso. Em vez de depender apenas da balança, tenha uma fita métrica e meça sua cintura regularmente, espero que você ainda esteja perdendo centímetros mesmo se a balança apresente lentidão para se mover.


10. Músculo versus Gordura. Não dependa apenas da balança.


Gordura e músculo têm densidades diferentes e, portanto, variam em volume. Em outras palavras, a gordura ocupa mais espaço do que uma quantidade igual de músculo. É por isso que duas pessoas que pesam o mesmo podem ser muito diferentes dependendo da quantidade de gordura e músculo que eles têm. É também por isso que você deve avaliar o seu progresso em centímetros perdidos,  uma roupa que não servia mais começa a caber, um furo a menos no cinto. Não dependa apenas da balança. Ele também pode explicar por que a perda de peso pode retardar ou parar se você começar a se exercitar em Atkins. Se você adicionar treinamento de resistência para Atkins, você pode estar  acumulando músculo ao perder gordura corporal, o que é ótimo, mas que poderia se traduzir em uma perda de peso mais lento de acordo com a balança, até mesmo suas roupas começam a encaixar melhor e você começa a reformular o seu corpo. Você está perdendo gordura e polegadas, já que o treinamento de resistência protege os músculos, mas não impede a perda de gordura.

Agora que você sabe o que procurar ao avaliar o seu progresso (ou falta dela), não há motivo para desistir e retornar ao seu antigo modo de comer. E lembre-se que a perda de peso é apenas uma forma de medir o sucesso deste programa. Você está se sentindo mais energia? Você está dormindo melhor? São suas roupas encaixando melhor, mesmo se a balança está se movendo lentamente? Estes são os sinais de que algo de bom está acontecendo com seu corpo. Seja paciente, siga Atkins como está escrito, e você quase certamente irá ver os resultados em pouco tempo.

Espero que o texto ajude a retomar o ânimo novo na dieta.

Feliz ano novo para todas as poderosas.